Todo mundo já ouviu falar de artrose ou conhece alguém que possui, não é mesmo? Mas, muita gente não sabe o que é e as causas dessa doença. Por isso, nós da Trato Fisioterapia vamos esclarecer as principais dúvidas.

A artrose é uma doença que acomete as regiões articulares, promovendo o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento e amortecer impactos entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação.

Apesar de poder afetar qualquer articulação do corpo, a artrose é mais comum nas articulações das mãos, coluna, joelhos e quadris. Além disso, existem alguns fatores que aumentam o risco da doença: idade avançada, lesões nas articulações, obesidade e determinadas profissões (que inclui esforço repetitivo e de sobrecarga).

A má notícia é que artrose não tem cura e tende a piorar progressivamente, mas a boa notícia é que a fisioterapia possui papel fundamental no tratamento não cirúrgico, para alívio da dor e para retardar o progresso da doença.

Por isso, nós da Trato Fisioterapia vamos dar algumas dicas:

1. Evite agachar com os joelhos para frente da linha dos pés;
  2. Não use calçados sem amortecimento durante longos períodos no seu dia-a-dia de trabalho (rasteirinhas e até mesmo chinelos);
  3. Elimine o sobrepeso. Além da sobrecarga nas articulações, a gordura libera substâncias que provocam a dor;
  4. Procure dormir de lado e com travesseiro entre as pernas, jamais de barriga para baixo;
  5. Faça atividade aeróbica, pois ela promove a liberação de hormônios que inibem a dor;
  6. Faça atividade física para fortalecimento muscular, pois os músculos são responsáveis em manter as articulações estáveis e sem sobrecarga;
  7. Se você tem alguma dor, procure um fisioterapeuta para descobrir a causa do problema. Pesquisas nos Estados Unidos demonstram que pessoas com dor que procuram um fisioterapeuta nos primeiros 14 dias após o início do quadro, chegam a economizar quase $4.500,00 por ano.

O que acharam das nossas dicas? Deixem seus comentários e dúvidas!